Tuesday, September 18, 2007

Motivos para sorrir...

Animais: Inquérito conclui que portugueses querem mais protecção legal para os animais
18 de Setembro de 2007, 16:45


Lisboa, 18 Set (Lusa) - Um inquérito sobre "Valores e Atitudes face à protecção dos Animais em Portugal", promovido pela CIES/ISCTE/Metris e divulgado hoje pena associação Animal, revela que a maioria dos 1.064 inquiridos defende mais protecção legal para os animais.
Miguel Moutinho, da Animal, em declarações à agência Lusa, revelou-se "surpreendido" com as conclusões do inquérito, que abrangeu maiores de 18 anos de todos os pontos do país, das zonas urbanas e do interior.
"Os piores resultados [que demonstraram desinteresse sobre o bem estar animal] registaram-se no Alentejo, mas muitas zonas do interior demonstraram vontade de mais protecção legal, o que nos surpreendeu", adiantou Miguel Moutinho.
O inquérito foi realizado entre Fevereiro e Março deste ano e as conclusões, trabalhadas pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Ciência, indicam que 65,8 por cento dos inquiridos pensa que os animais não são "nada protegidos" e 21,3 por cento que são "pouco protegidos".
À pergunta "Em que medida considera que as entidades públicas deveriam ser responsáveis pela protecção dos animais", 68,8 por cento dos inquiridos respondeu que as Câmaras municipais deviam ser "muito" responsáveis pela protecção dos animais, enquanto 73,7 por cento considera que as autoridades veterinárias deviam ser "muito" responsáveis.
VP.
Lusa/fim

No comments: