Monday, August 20, 2007

Gato Preto...

Durante a Idade Média o gato preto foi perseguido e acusado pela associação da sua figura ao culto do demónio. Milhares de gatos foram mortos em rituais pouco ortodoxos, em grupo ou com os seus donos acusados de bruxaria ou feitiçaria pela inquisição ou várias entidades religiosas.

Qualquer catástrofe natural, epidemia era atribuida a culpa ao gato preto...infelizmente o Homem esqueceu.se que o gato é um óptimo raticida e ao tentar exterminar o gato por convicções irracionais deixou que as colonias de ratos proliferassem espalhando assim a peste negra...

Felizmente nem todos pensam da mesma maneira e nesta época de extermínio, na Rússia os gatos eram companheiros amados que viviam em conventos e mosteiros mostrando-nos assim como em certas zonas da Europa as pessoas viviam no medo sempre rodeadas de crenças e mitos que condicionavam todas as suas atitudes.

Ainda nos dias de hoje estas crenças fazem parte das memórias de algumas pessoas, até eu quando era mais nova tinha receio de cruzar.me com um gato preto não pelas minhas ideias, mas por aquilo que me incubiam desde a infância, mas hoje sei que a culpa dos males deste mundo não é do gato nem do rato nem de animal irracional nenhum, o culpado é só o um o Homem...que consegue destruir tudo a sua volta, tenha a cor que tiver...

O gato preto antes de ser preto é um gato...e só por isso merece todo o amor do mundo...

E como se custuma dizer que preto fica bem em qualquer ocasião, eu digo não á descriminação :)



1 comment:

Unknown said...

Eu adoro gatos pretos :) são lindos
beijinhos, joana